Translate

domingo, 24 de maio de 2015

A Fortaleza é a minha segurança

"O destruidor está já diante de ti; guarda tu a fortaleza, observa o caminho, esforça os lombos, fortalece muito o teu poder". Naum 2:1

No culto de hoje a pregação foi dentro do versículo citado acima, nos aconselhando a vigilância porque o inimigo de nossas almas vigia noite e dia procurando uma brecha para destruir nossas vidas.
Em I Pedro 5:8 diz:  "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." 
Naum recomenda que devemos guarda a Fortaleza porque o objetivo do inimigo é fazer com que venhamos a esquecer Jesus nosso Salvador, esquecer esse grande amor. Se esquecermos Jesus estamos destruídos, pois Ele é a nossa Salvação, nossa Fortaleza, nosso Escudo, Socorro bem presente. Também ele fala para observarmos o caminho, ou seja, o caminho que nos leva ao Pai.
Claramente na carta ao Hebreus no cap. 10: 19-20 é explicado que caminho é esse: "Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo."

O Senhor Jesus é nossa Fortaleza, é o Caminho que nos leva ao céu. Quando profeta nos orienta a observar o caminho quer nos falar que temos que conhecer Jesus, ter intimidade com Ele, adquirir Suas características. Para tal temos que agir "esforçar os lombos", isto significa que temos que nos fortalecer usando alimento puro e bom que é a Palavra de Deus . Ele diz mais, nosso fortalecimento deve ser muito. Em toda nossa caminhada até chegar o grande dia, não podemos nos despreocupar com a alimentação espiritual através da meditação da Palavra de Deus, oração, louvor, adoração. Dessa forma estaremos sempre fortes e saudáveis, consequentemente vigilantes, protegidos pela nossa Fortaleza que é JESUS.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Bem-aventurado

Salmo 84:4-7
“Bem-aventurado os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.”
Não há lugar mais seguro e confortável do que na casa dos nossos pais. Ali sabemos que estaremos protegidos, seremos alimentados. Assim é na casa de Deus nosso Pai Eterno. Aqueles que vivem na casa de Deus são felizes porque têm tudo. É por isso que devemos ter um louvor constante a Deus, nossas atitudes devem ser uma glorificação ao Pai.
“Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.”
                Feliz aquele que confia e descansa em Deus e tem prazer em viver a justiça de Deus.
“O qual, passando pelo vale de baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques.”
Baca” é uma palavra hebraica que significa “choro”, “lágrima”
Baca também era chamado de vale de lágrimas porque havia plantas de bálsamo que chorava, ou melhor, destilavam um líquido de agradável aroma. Este perfume acalmava e confortava aqueles que estavam ali.
Interessante que Baca era passagem obrigatória para ir a Sião.
Outro detalhe é os viajantes cavavam poços para que não morressem de sede. A chuva enchia os poços.
Vale de Baca é o momento de grande luta, precisamos chegar a Sião. Devemos lembrar que quando tivermos no vale de Baca, não devemos gastar nossas forças reclamando do sol quente, da poeira, e sim cavar poços para receber a chuva, isto é, estarmos preparados para receber os provimentos de Deus e não desperdiçar nada. Não olhar para a terra seca e sim para planta que produz bálsamo que deverá estar ao seu lado. Jesus é nosso bálsamo trazendo seu conforto e refrigério, jamais nos deixará só.
“Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.”

Após atravessarmos o vale de Baca perceberemos o quanto fomos fortalecidos porque ficamos em total dependência do Pai. A partir daí nossa fé é maior, o amor por Deus aumenta e assim somos preparados para o grande dia.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.”

Salmo 92 versículos 12

“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.”

Justo só há um, o Senhor Jesus. Porém este único justo deu sua vida na cruz, foi a sepultura, ressurgiu, mas deixou nossas injustiças, nossas dores e pecados naquela sepultura. Portanto somos justificados através do sangue de Jesus. Basta tomar posse desta salvação e segui-lo no caminho. Tornamo-nos, justos quando passamos a fazer parte do seu corpo (igreja). No corpo o sangue circula em todos os órgãos, levando as impurezas, deixando assim cada órgão limpo.
O Salmista fala que o justo florescerá como a palmeira. O termo florescerá, quer dizer que nascerá flores, dará frutos, se destacará porque é viçosa. Assim como uma palmeira, que cresce, suas folhas são voltadas para o alto, sua raiz se aprofunda no solo até encontrar água, além disso, é resistente a ventos e tempestades é uma outra característica da planta. Elas balançam, perdem folhas, mas não caem facilmente. É muito trabalhoso arrancar uma palmeira adulta do solo.
Pela posição reta da palmeira, as folhas pra cima, os seus frutos ficam bem visíveis.
“em Janeiro de 2005, um tsunami devastou a Indonésia. As imagens que percorreram o mundo mostraram casas sendo destruídas, prédios sucumbindo a força da água, muitos destroços e pessoas sendo arrastadas. Em meio ao terrível cenário, víamos palmeiras intactas e pessoas agarrando-se a elas para sobreviverem. Uma mulher de 23 anos (Melawati), da província de Aceh, sobreviveu cinco dias agarrada ao tronco de uma palmeira, em alto-mar. Foi resgatada por um barco pesqueiro.”
É por isso que o salmista compara o servo fiel a uma palmeira, pois está com sua vida alicerçada na rocha, pode vir a luta que vier, não será abalado. Podemos ver os frutos que o Senhor Jesus produz na vida desse servo.
Também somos comparados o cedro do Líbano. “...crescerá como o cedro no Líbano”.

Árvore grande que chega a atingir a altura de 40 metros. O mais interessante é seu crescimento. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. Outra característica é que Cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva, como planta típica dessa região árida e semi-árida.
Os estudiosos  explicam que a raiz quando cresce muito e atinge a rocha, ela para de crescer. Já o cedro do Líbano, a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a. Enquanto algumas raízes vêem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro, justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha, mais firme ficará.
Podemos ser um cedro do Líbano, atingiremos grandes alturas, atingir a estatura de varão perfeito (é o cidadão do céu). Para isso temos que nos preocupar com nosso crescimento. Estruturar-nos na Palavra, buscar o batismo e os dons espirituais, vier integrado no corpo. Fazendo assim, aprofundamos nossas raízes. Quando começamos a ser usados na obra e surgem as lutas pra nos destruir, não seremos abalados, estaremos saciados porque temos a revelação do Senhor, temos experiência com o nosso Deus. Quando já alcançamos uma intimidade com Deus, paramos de buscar? De forma nenhuma, temos que ser como o cedro do Líbano, nos envolver cada vez mais em Jesus que é a nossa rocha, nosso laço com Ele a cada dia deverá ser mais forte.
Jesus, breve virá buscar os cidadãos de sua nação. Você que é um deles, esteja dessa forma, arraigado na rocha.
"E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade" (Efésios 3:17-18)

Aleluia!